O objetivo desse blog é unir natureza e fotografia em uma única experiência rica em imagens e cores. Mostraremos tudo que existe de natural e belo pelo Brasil e pelo mundo sob os olhares atentos de amantes da natureza.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Salto do Itiquira - Formosa GO


Hoje vamos falar da oitava maior queda d'água do Brasil, localizada na cidade de Formosa em Goiais, a certa de 115 quilômetros de Brasilia DF.

A cidade de Formosa fica a 78 km de Brasilia, sendo o seu acesso pela BR020. Após chegar na cidade são percorridos mais 34 km através da rodovia estadual GO-116 e pela GO-524, entre à esquerda e sega até a portaria do parque. Em uma parte do caminho já é possível ver a enorme queda d'água da estrada.

A cachoeira é de acesso muito fácil, motivo que faz dela um local muito frequentado, apesar de ser proibido utilizar o poço para banhos por causa da força da água. 

Fica dentro de uma área protegida, o Parque Municipal do Itiquira, e uma taxa é cobrada para acessar o parque. A região e repleta de hotéis e restaurantes e toda a infra estrutura necessária para todos os tipos de pessoas.

O caminho até a queda é bem simples, e de fácil acesso, todo pavimentado e sinalizado. Durante o percurso é possível ver no leito do rio Itiquira, várias piscinas naturais e pequenas quedas ideais para um bom banho. 


Ainda na estrada chegando na portaria do parque 


Corredeiras durante o percurso até a cachoeira


À medida que se aproxima da queda ele se revela cada vez mais exuberante.


A caminhada é simples e repleta de sombras. Qualquer pessoa consegue superar o percurso de aproximadamente 300 metros.


Já bem próximo do poço. A uma boa distância da queda é possível perceber a grande umidade no ar.


A presença humana é constante, devido ao fácil acesso, mas mesmo assim a região é muito bem preservada e cuidada.


Pequena queda logo na saída do poço.


Sequência do rio Itiquira.



O volume e força da água são impressionantes. 



Detalhe da queda dentro do poço. Nota-se que ninguém se atreve a entrar, é realmente muito forte la debaixo, ao ponto da pessoa ser sugada pro fundo.

Além da cachoeira a região conta com trilhas e outros atrativos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário