O objetivo desse blog é unir natureza e fotografia em uma única experiência rica em imagens e cores. Mostraremos tudo que existe de natural e belo pelo Brasil e pelo mundo sob os olhares atentos de amantes da natureza.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Cachoeira Serra Morena - Serra do Cipó MG


A região da Serra do Cipó contém várias trilhas, cachoeiras, montanhas e tudo mais que os amantes da natureza adoram, então teremos vários posts aqui sobre a região.

O primeiro deles é de uma cachoeira de grande beleza, ideal para banhos e de fácil acesso. Cachoeira Serra Morena.

Essa acachoeira fica dora do parque e dentro de uma propriedade particular, que é também uma pousada e camping, então serve como opção de estadia para quem quiser explorar melhor a região. 
A visita pode ser feita em um dia com bate e volta saindo de Belo Horizonte. O percurso é de aproximadamente 110 km sendo 100 em asfalto e o restante em estrada de terra acessível a qualquer carro.

O acesso à região é feito pela MG10 até o distrito de Cardeal Mota ou Serra do Cipó (o mesmo que é famoso pela cachoeira Véu da Noiva), seguindo direto pela estrada que corta o pequeno vilarejo.
Após uma subida praticamente até quase o topo da serra com paisagens de tirar o folego deve-se sair da MG10 na primeira entrada à esquerda. 

Na época da nossa visita estava em obras e esperamos que atualmente a sinalização seja melhor.

Depois basta manter-se na estrada principal e seguir as placas que a estrada terminará na área da pousada. A trilha para a cachoeira e a portaria ficam bem próximas à área de camping.

A trilha é de nível fácil e não precisa nenhuma experiência para percorre-la. Somente na parte final que tem uma descida um pouco mais difícil.



Trilha para acessar a cachoeira, mantendo-se à esquerda você cheda na parte alta, à direita chega na parte baixa.


Na parte final da trilha á é possível avistar a bela queda e escutar o barulho das águas.


Cuidado na descida para não escorregar, já que é inevitável ficar olhando pra essa maravilha enquanto desdemos.


Visão melhor do poço. É ideal para banho e tem aproximadamente 30 metros de largura por 30 metros de comprimento.


A paisagem do local é deslumbrante. A queda tem aproximadamente 50 metros no total, e chega bem forte nas pedras, mas nada que impeça de chegar em baixo. Deve se ter cuidado com as pedras em baixo da queda pois são escorregadias.



Apesar de não ser monumental, o conjunto queda + poço + parede formam um belo trabalho da natureza.


Pra entrar no poço tem várias partes com pedras e não encontramos nenhum local para pulo, melhor não arriscar.


Nessa foto da pra se ter uma ideia melhor do tamanho do parque de diversões.

O complexo tem mais três quedas com poço, essa é a segunda queda subindo a trilha e a mais bonita de todas. Futuramente postaremos as demais quedas e a vista da parte de cima da segunda queda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário