O objetivo desse blog é unir natureza e fotografia em uma única experiência rica em imagens e cores. Mostraremos tudo que existe de natural e belo pelo Brasil e pelo mundo sob os olhares atentos de amantes da natureza.

sábado, 17 de outubro de 2015

Lagoa, Poço do Boqueirão e Cachoeirinha - Lapinha da Serra MG

Lapinha da Serra é um pequeno povoado de cerca de 300 habitantes que pertence a Santana do Riacho e fica a 143 quilômetros de Belo Horizonte. Está na região da Serra do Cipó e dentro da área de proteção ambiental Morro da Pedreira.
O acesso é feito pela rodovia estadual MG10, até o distrito de Cardeal Mota. Depois passando por dentro de Santana do Riacho, pega-se uma estrada de terra até o povoado.

Somente em 1999 foi aberta a estrada que hoje da acesso à região, antes não era possível chegar até á de automóvel. A beleza do lugar impressiona, são dezenas de cachoeiras grutas e montanhas.

Nesse post mostraremos algumas dessas atrações, que por sinal são as mais fáceis de se visitar.

O cartão postal do vilarejo é a Represa da Lapinha ou Represa da Usina Coronel Américo Teixeira. A Usina foi construída na desada de 1950 pela Companhia Industrial de Belo Horizonte, portanto não se trata de um lago natural, mas mesmo assim é de extrema beleza.

São na verdade dois lagos separados por uma serra e conectados por um canal. O primeiro deles vai até bem próximo do vilarejo existem várias construções bem próximas. 


Apesar da proximidade com a vila, o lago é bem limpo e bem cuidado.


Nas proximidades pode-se hospedar em alguma casa, alugar um bote e percorrer os dois lagos e até pescar. Ao fundo vê-se o Pico da Lapinha.

A partir do vilarejo uma opção é subir a encosta e admirar a vista la de cima. O inicio da trilha é bem simples, mas depois complica um pouco.


Inicio da caminhada logo após o vilarejo.


No caminho atravessamos o rio que deságua na represa.


Novamente o Pico da Lapinha ao fundo com seus 1686 metros de altitude. É o segundo mais alto da Serra do Cipó, e tem como subir no topo, recomenda-se a contratação de um guia.


A paisagem da região rende belas fotos. Essa área costuma ficar mais alagada no período de chuvas.


Para alcançar os primeiros poços, cachoeiras e o platô é necessário ir pela parte mais complicada da trilha, uma dica é sempre seguir os canos de água que abastecem o vilarejo. A trilha é bem íngreme, e deve-se tomar cuidado com o solo pois é arenoso e é fácil de escorregar.


Esse é o Poço do Boqueirão, ótimo para um mergulho nas águas escuras e frias.


Detalhe do poço e do restante da subida.


Encontre duas pessoas nessa foto.

Mais acima do poço encontramos a Cachoeirinha. É chamada assim pelos nativos. Infelizmente nessa época estava muito seco e a queda praticamente desapareceu.


Um pequeno filete de água corria entre as pedras, e pela mancha de lodo marron nas pedras da pra se ter ideia do tamanho original da queda.


A falda da queda proporcionou um cenário de calmaria nas águas que deixou parte do  fundo do  poço mais visível. Não deixa de ser uma bela visão.


Vilarejo e o Poço do Boqueirão vistos de cima.


Um zoom maior no poço.


Após o final da subida avistamos a bela represa com os dois lagos conectados.


A vegetação no local também deixa a paisagem muito bonita.


Mais próximo do Pico da Lapinha que infelizmente não foi possível subir, mas futuramente faremos essa parte da caminhada.


Belo clique do Pico do Breu que fica atras do Pico da Lapinha.


Retorno ao vilarejo.

Ainda bem próximo dessa região tem pinturas rupestres, outras cachoeiras e mais trilhas que serão assuntos de outros posts.

2 comentários: